Logo Pizzaria Baggio

Logo Pizzaria Baggio





Novidades

Mamma mia! Quem melhor que a matriarca Baggio para contar a história da família?

Maria Antonia Baggio Pereira ainda se lembra com carinho da casa em que cresceu, na Lapa, sua cidade natal. Era grande, com vários animais e um jardim bem florido. Mas, hoje, com 88 anos, seis filhos, dez netos e incontáveis memórias, a matriarca dos Baggio Pereira, que se mudou para Curitiba aos 13 anos de idade, carrega consigo muito mais do que as próprias raízes. Guarda também as bases de uma família numerosa e sólida que dá nome, corpo e forma a uma das maiores pizzarias do Sul do Brasil: a Baggio.

Descendente de italianos que vieram para o Brasil no fim do século XIX, a paranaense mantém a coragem dos seus antepassados e o apego a suas tradições. Histórias publicadas no livro “Maria Antonia Baggio Pereira, Memórias de Família”, elaborado pelo jornalista Bruno Truiti e publicado em 2015, reforçam isso.

Depois de ficar viúva, em 1981, Maria tomou as rédeas da casa sozinha, com muita fibra e ao mesmo tempo doçura e amor. “Os amigos dos meus filhos sempre me dizem que eu era muito brava, mas todos têm um carinho muito grande por mim, porque eu era brava, mas também brincava muito com eles, sabe?”, conta.

O casamento com Veriano Pereira, natural de Jaguaruna, Santa Catarina, aconteceu em Curitiba, em 6 de janeiro de 1953. O casal se conheceu na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná onde ambos cursavam Línguas Neolatinas. Dois corações correspondidos e uma franca conversa com o senhor Marcos Baggio, pai de Maria Antonia, foram os primeiros degraus dos apaixonados rumo à igreja.

Maria Antonia é categórica ao mencionar a sensação que teve de se unir ao homem com quem queria construir a vida. “Eu tava bem tranquila. Lógico, né, tava casando com quem eu gostava”.

E mesmo depois de tantos anos, ela mantém, com saudade, o respeito, o apreço e o amor por Veriano. Após a união, foram chegando as conquistas conjuntas, os desafios, as alegrias e, claro, os filhos. O primeiro foi César Augusto que nasceu em 24 de novembro do ano do casamento. Depois vieram Manuel Marcos, Luís Afonso, Paulo Roberto e José Antônio. O último foi Veriano Pereira Junior, de 1968. Ver a casa encher deixava o casal orgulhoso.

O falecimento de Veriano, com apenas 57 anos, foi uma quebra cruel desta rotina feliz, mas, pouco a pouco, Maria Antonia foi retomando as forças para abraçar a família sozinha. Com mãos de ferro, mas com doçura, conforme conta o livro. E o espírito guerreiro da professora e o ímpeto empreendedor de Veriano, que apesar de professor por formação, foi também um grande idealizador de projetos, se mostraram marcantes na personalidade dos filhos, a começar por José Antônio e por Paulo Roberto, fundadores da Rede de Pizzarias Baggio.

Depois de cursar o último ano da Universidade Luigi Bocconi em Milão (Itália), José Antônio se juntou a Paulo, economista e contador e, em 1999 , os dois abriram a primeira unidade no bairro Água Verde. Com o tempo, outros dois irmãos aderiram à ideia e inauguraram outras casas no Juvevê e no Champagnat, que, por sinal, também foram um sucesso.

A rede possui franquias no Sul do país e não para de crescer. Ensinada na adolescência a ajudar o pai com as finanças, Maria Antonia dá um apoio nas pizzarias sempre que pode. Não raro, ela ajuda na contagem do caixa da unidade do Água Verde. “Só de o Paulo largar o caixa pra eu fazer pra ele, é sinal que sabe que eu estou bem, né?”, diz, orgulhosa.

Sempre em atividade, a matriarca dos Baggio Pereira adora bordar, ver novela, almoçar com os filhos e nunca deixa de rezar o terço e assistir à missa, na Rede Vida. O problema é quando começa uma boa novela nova. A tentação é grande, mas ela não hesita em voltar o canal para o programa religioso. “É como se eu pensasse no meu pai dizendo ‘Maria Antôôôôônia!’”, conta em tom de brincadeira.

Newsletter

Fique sempre por dentro das novidades Baggio! Basta preencher o cadastro aqui e aguardar a mensagem de confirmação que chegará no seu e-mail. Ao recebê-la é só clicar no botão de confirmação e pronto! Você vai começar a receber as nossas newsletters com as últimas informações, lançamentos e promoções da Baggio Pizzaria & Focacceria em primeira mão!

Newsletter Baggio

Siga a Baggio nas redes sociais!





© Baggio Pizzaria & Focacceria. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade