Logo Pizzaria Baggio

Logo Pizzaria Baggio





Novidades

Conheça as regras de ouro da harmonização entre vinhos e pratos!

Para quem está ingressando na arte de combinar vinhos com alimentos de maneira a extrair o máximo que o paladar puder oferecer, o maravilhoso mundo da enologia pode ser um verdadeiro enigma.

Que tipo de vinho pedir para degustar uma pizza? E uma sobremesa? Tinto, branco, seco, suave? A escolha certa do vinho pode fazer toda a diferença e o sabor do vinho pode complementar o prato ou, ao contrario, alterar a degustação de um jantar inteiro!

De acordo com o sócio-proprietário da Baggio Pizzeria & Focacceria, José Antônio Baggio, uma dica bem simples pode facilitar já de cara a escolha: “Pratos fortes devem ser apreciados com vinhos também fortes ou encorpados. Pratos leves, por sua vez, pedem vinhos macios”.

O que é um vinho encorpado? Simples! É aquele vinho mais forte cuja sensação permanece presente na boa por um tempo. Diferente dos vinhos menos encorpados, que você consegue engolir e eles já desaparecem, são vinhos que têm realmente mais corpo ao serem degustados.

No caso das pizzas, como foram os italianos que difundiram e espalharam este prato maravilhoso e universal pelo mundo, nada mais lógico do que indicar vinhos italianos para acompanhar as pizzas. De acordo com José Antonio, não se deve saboreá-las, entretanto, com vinhos muito encorpados, que acabam mascarando o sabor das redondas. “Uvas como Chianti ou Barbera casam bem com pizzas. Quem preferir investir em outras nacionalidades pode optar por um Malbec argentino, um Pinot Noir ou Carmenére chileno”, sugere.

Já os vinhos brancos, combinam muito bem com pratos mais leves e com alguns sabores de pizzas. A Marguerita, a de Atum ou até mesmo a de Alicce são as campeãs no acompanhamento de um rótulo do tipo.

Nas casas da Baggio, nossos garçons são capacitados a sugerir bons rótulos para acompanhar os sabores de pizza, então, se estiver na dúvida, não hesite em pedir uma sugestão!

E, claro, seu gosto pessoal sem dúvida também deve influenciar na pedida. A dica é não nos tornarmos reféns das normas pré-estabelecidas. O ideal é seguir regras básicas e desenvolver seu próprio paladar neste mundo infinito de pratos e vinhos.

Newsletter

Fique sempre por dentro das novidades Baggio! Basta preencher o cadastro aqui e aguardar a mensagem de confirmação que chegará no seu e-mail. Ao recebê-la é só clicar no botão de confirmação e pronto! Você vai começar a receber as nossas newsletters com as últimas informações, lançamentos e promoções da Baggio Pizzaria & Focacceria em primeira mão!

Newsletter Baggio

Siga a Baggio nas redes sociais!





© Baggio Pizzaria & Focacceria. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade